A visita às famílias é uma mediação didático-pedagógica que desempenha papel pscicorelacional primordial na vida de cada aluno (GIMONET, 2007).
Escola, aluno e família reservam tempo para se reunir na propriedade da própria família do aluno e na presença deste. Conversam sobre questões sociais, pedagógicas e agrícolas ligadas diretamente ao meio familiar e escolar do aluno (PLANO DE FORMAÇÃO -IFNMG, 2017).
Foto: coordenadora do curso, professora e monitor em visita à propriedade da família de aluna do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara.
É uma ação de fortalecimento da integração família, escola e comunidade. Uma mediação didático-pedagógica em que todos os atores da formação do aluno demonstram claramente que se interessam pelo seu progresso. São momentos onde todos se encontram, se reúnem, se falam, se abraçam, se informam, se aconselham e se descobrem (GIMONET, 2007).
Nessas ocasiões, o professor se aproxima da família, acompanha o desenvolvimento de suas atividades práticas e teóricas e orientam aluno, inclusive sobre eventuais dificuldades encontradas por ele durante a execução das atividades do Plano de Estudos.
A ação de ir até o meio familiar do aluno “é um momento indispensável (…) para conhecer situação familiar e/ou profissional dos jovens, para perceber seu quadro de vida e de trabalho, bem como suas aptidões, sua adaptação e a pertinência de sua orientação” (GIMONET, 2007 p. 83).
Esta ação é realizada com a colaboração da família, que auxilia com soluções para as dificuldades encontradas no trabalho na propriedade. O relatório da visita à famílias é anotado no Caderno da Alternância.
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O professor ou monitor se aproxima da família do estudante, acompanha o desenvolvimento de suas atividades práticas e teóricas e orientam o estudante acerca das eventuais dificuldades encontradas.