Sobre o site

Este site é um guia em formato de site de internet que propõe o Currículo Integrado por meio dos princípios e Mediações didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância

Roberta Pereira Matos – Doutora em Ciências com área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Química Analítica (2011) e Graduada em Licenciatura em Química (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié – BA. É docente da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFNMG – Campus Almenara, desde 2011. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT no IFNMG – Polo Montes Claros. Foi Coordenadora de Ensino no período de 2017 a 2019 e atualmente está como Diretora de Ensino desde 2019, no IFNMG – Campus Almenara.
Jacqueline de Moura Ferreira – Graduada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (2011) e Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Atualmente é e Coordenadora de compras e contratos, presidente da Comissão de criação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado em Ensino Médio em Regime de Alternância e presidente do Núcleo de Estudos em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Campus Arinos

É fruto de uma produção científica educacional elaborado com base na pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) intitulada: CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO IFNMG – CAMPUS ALMENARA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS desenvolvido pela mestre Jacqueline de Moura Ferreira, sob a orientação da professora Dra. Roberta Pereira Matos. O produto se enquadra como (i) material didático e instrucional – página de internet, conforme orientação na Plataforma Sucupira (CAPES, 2019).

Este site tem como público alvo: equipes pedagógicas, educadores do campo e demais educadores, professores, pedagogos e estudantes da área da educação. Pretende-se mostrar direcionamentos através de procedimentos necessários para integração curricular por meio de diretrizes operacionais para construção do Plano de Formação, ou conferir possibilidades de integração em cursos que não sejam em regime de alternância, mas que caibam os pilares e os instrumentos de integração contemplados pelas Mediações Didático-Pedagógicos da Pedagogia da Alternância.

A pesquisa foi realizada com alunos, professores, membros da equipe da assessoria pedagógica e gestores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Almenara. Como perspectiva para a pesquisa foram realizadas revisão de literatura objetivando conhecer as contribuições científicas do assunto. A pesquisa também contou com entrevistas, aplicação de questionários, pesquisa de campo e análise documental junto aos arquivos do IFNMG-Campus Almenara e disponíveis no site oficial do IFNMG.

Para edição e estruturação desta produção científica educacional, buscou-se referências teóricas em livros, e-book e publicações de órgãos do governo, além de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e obras relacionadas aos temas que concentram as áreas do estudo do presente trabalho, tanto no campo de busca do Google quanto no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, os dados da pesquisa junto ao IFNMG-Campus Almenara foram sistematizados à luz da literatura.

Fotos: Alunos reunidos com professor e monitor do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara

“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).

Além da experiência da Pedagogia da Alternância no IFNMG-Campus Almenara, locus da pesquisa, a pesquisa e elaboração deste guia contou com levantamento bibliográfico acerca da Pedagogia da Alternância, do currículo integrado, do ensino médio integrado e da relação desta metodologia pedagógica com a integração curricular, com a Educação do Campo e com a Educação Profissional Científica e Tecnológica.

O interesse pelo tema da pesquisa é fruto de uma série de discussões e percepções de servidores de uma Comissão de trabalho em reuniões para construção do projeto de um curso técnico em Agropecuária em Regime de Alternância no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Arinos. Das inquietações surgiu a preocupação de uma das servidoras do Campus – membro e presidente da Comissão criada para a construção do Projeto Pedagógico do curso proposto – acerca de não se pensar apenas hipóteses do que seria ideal para o público “supostamente” demandante do curso, como se a comissão já tivesse todas as informações para as soluções dos problemas mencionados nas reuniões e entregasse algo pronto para ser executado na região.

Passou-se a se questionar onde estão as vozes dos sujeitos de direito da Educação do Campo nas discussões da Comissão, e em que medida é levada em consideração a relevância da opinião dos sujeitos de direito da Educação do Campo, isto é: suas percepções acerca da comunidade, das condições ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais e educacionais, ao se pensar as ações da escola.

Foto: Imagem aérea do IFNMG-Campus Almenara

Como parte da pesquisa, realizou-se análise dos documentos institucionais e uma pesquisa de campo no IFNMG – Campus Almenara, a fim de identificar como o currículo integrado é delineado no Projeto Pedagógico e em que medida a integração curricular está materializada no Curso Técnico em Agropecuário Integrado ao Ensino Médio em Regime de Alternância naquela instituição. Diante leituras, observações e análises, os resultados da pesquisa no IFNMG-Campus Almenara permearam praticamente todas respostas às hipóteses e dúvidas dos servidores dos IFNMG-Campus Arinos suscitadas nas diversas reuniões da Comissão já citada; hipóteses e dúvidas estas que haviam estimulado o interesse pela pesquisa. Estas inquietações e questionamentos que também motivaram a construção deste guia.

Na primeira parte do guia, no menu superior, são abordados os conceitos de Pedagogia da Alternância, de Formação Integral e de Currículo Integrado, levando-se em consideração os sentidos da Relação Trabalho e Educação, no qual discorreremos o trabalho não alienado como princípio educativo e os desafios impostos à formação integrada dentro das perspectiva do Currículo na Pedagogia da Alternância relacionando -os com a concepção de conhecimento.

No menu superior é também possível acessar a bibliografia utilizada para a construção desse guia. Na revisão de literatura, discute-se a construção do conhecimento a partir do trabalho humano, o conceito, o contexto histórico, as perspectivas e os desafios impostos ao currículo integrado e à formação integral, e por fim, a relevância da Pedagogia da Alternância para a integração dos conhecimentos tradicionais e científicos.

Na bibliografia buscou-se a perspectiva de autores que descrevem o contexto histórico, o conceito e as metodologias da Pedagogia da Alternância, tais como Nosella (2013); Queiroz (2013); Frossard (2017); Gimonet (2007); Mocelin (2016) e Estevam (2001). Também estão disponíveis para análise do leitor os documentos institucionais do IFNMG-Campus Almenara que embasam a Pedagogia da Alternância naquela instituição, assim como os parâmetros legais acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância.

Também buscou-se na literatura a perspectiva da ontologia do ser social e da formação omnilateral dos sujeitos a partir da articulação entre educação, trabalho e cultura, do ponto de vista de Lukács (2012, 2013); Kosik (1969); Chauí (1995); Souza Júnior (2009); Gramsci (1975); Ramos (2007, 2010); Ciavata (2010); Kuenzer (2000) e Saviani (2003, 2011, 2016). Na bibliografia também há autores que analisam o currículo escolar sob o ponto da construção dos saberes escolares e das relações humanas de produção material e não material; autores tais como Bernstein (1996), Sacristán (2000, 2013), Giroux (1997) Silva (2016) Santomé (1998).

A parte seguinte consta uma lista de assuntos em destaque que objetivaram a construção deste guia: Ensino Integrado e Pedagogia da Alternância, modelo de plano de formação e as vozes do campo estratégias de integração do currículo. Os assuntos foram disponibilizadas em destaque a fim de atender o pesquisador que navega nas páginas do guia para que este possa encontrar informações de maneira rápida e objetiva. Logo abaixo são disponibilizados bons exemplos reais e práticos de estratégias de integração curricular e formação integral do IFNMG-Campus Almenara.

A parte inferior do guia estão disponibilizados assuntos diversos relacionados ao objetivo do guia, tais como os parâmetros legais da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo na legislação brasileira, os dados da Pedagogia da Alternância na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e demais instruções didáticas e procedimentos para se pensar um bom projeto pedagógico integrador com a utilização dos princípios e pilares da da Pedagogia da Alternância numa instituição de Educação Profissional e Tecnológica, bem como as estratégias de integração para se alcançar a materialização do Currículo Integrado sob a perspectiva da relevância da sabedoria popular tradicional na construção e organização dos conhecimentos em disciplinas.

Guia de utilização do site

Tenha acesso ao guia de Utilização do site: “Pedagogia da Alternância: Diretrizes e operações do Currículo Integrado” e aprenda a tirar o máximo de proveito do conteúdo do site clicando na imagem abaixo:

Foto: Imagem de capa do Guia de utilização do site


Pedagogia da Alternância: diretrizes e operações do Currículo Integrado das autoras Jacqueline de Moura Ferreira e Roberta Pereira Matos está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora