Bibliografias

APOLINÁRIO, Vanessa Clarindo. Escola família agrícola (EFA): educação profissional técnica em agropecuária pela alternância, uma formação cidadã para o campo. Dissertação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), área do Ensino. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Montes Claros. Disponível em <https://www.ifnmg.edu.br/dissertacoes-e-produtos-educacionais-profept>. Acesso em 19 de julho de 2021.

ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ARROYO, Miguel Gonzales. FERNANDES, Bernado Mançano. Palestra sobre “educação básica e movimentos sociaisin. A educação Básica e o movimento social do campo. Articulação nacional por uma educação básica no campo. Coleção por uma educação básica no campo n.º2, Brasília, DF, 1999; p. 15-52.

BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; FEVERE, Juliana de. Teorias e práticas do currículo. Indaial, SC: Uniasselvi, 2013. Disponível em: <https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=16336>. Acesso em 13 de novembro de 2020.

BASIL, Bernstein. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/clebersonmoura/a-estruturao-do-discurso-pedaggico-classe-cdigos-e-controle-basil-bernstein-livro-completo>. Acesso em 02 de outubro de 2020.

BATISTA, Elza Cristiny Carneiro. Trajetórias Escolares de Jovens Assentados: Estudo em Arinos/MG. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Florianópolis, SC, 2015. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135135&gt;. Acesso em 05 de março de 2019.

BEGNAMI, João Batista. Formação por alternância na licenciatura em educação do campo: possibilidades e limites do diálogo com a pedagogia da alternância. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2019. Disponível em <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32692/1/Tese_Jo%C3%A3o_B_Begnami_FINAL.pdf>. Acesso em 07 de setembro de 2021.

BENÍSIO, Joel Duarte. Mediações didáticas da pedagogia da alternância. Piúma, Espírito Santo, Brasil: Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. MEPES, 2018. Disponível em <https://www.mepes.org.br/documentos/acervo/docs-pedagogicos/MEDIACOES-PEDAGOGICAS.pdf> Acesso em 24 de agosto de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação CNE/CEB: Decreto nº 7.352 de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília – DF: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Proposta de Regulamentação da Pedagogia da Alternância. Brasília, 2020. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-pdf/146891-texto-referencia-pedagogia-da-alternancia/file>. Acesso em 31 de agosto de 2021.

BRASIL: Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997.

BRASIL: Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

BRASIL: LEI nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Lei de Acesso à informação. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, 2011.

BRASIL: Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971); LDB (1971). Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971.

BRASIL: Lei nº 7.044, de 18 de Outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. 176 e 178 da Constituição, entende-se por ensino primário a educação correspondente ao ensino de 1º grau e, por ensino médio, o de 2º grau. Brasília, 1982.

BRASIL: Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional –Brasília – DF. Diário Oficial da União nº 248 de 23/12/96. Brasília, 1996.

BRASIL: Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Lei de criação dos Institutos Federais. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento sem terra. São Paulo, SP, Expressão Popular, 2004.

CALVÓ, Peedro Puig; GIMONET, Jean Claude. Aprendizagens e relações humanas na formação por alternância In: BEGNAMI, João Batista. DE BURGHGRAVE, Thierry, Org. Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona, GO. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB), 2013. pp. 35-69.

CASTRO, Elisa Guaraná de, MARTINS, Maíra, ALMEIDA, Salomé Lima Ferreira de, RODRIGUES, Maria Emilia Barrios, CARVALHO, Joyce Gomes de. Os jovens estão indo embora?: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, SP. Ática, 1995

CIAVATTA, Maria. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs) Ensino Médio Integradoconcepções e contradições. São Paulo, SP: Cortez, p.83 – 105. 2010.

CUNHA, Elivânia Bento da; SILVA, Francisco José R. da; FREITAS, Gilmar Vieira; MONTE, Maria Aparecida Brandão; FARIAS, Maria Cecília Correa de; TELAU, Roberto. Reflexão acerca da Pedagogia da Alternância no Brasil. In: BEGNAMI, João Batista. DE BURGHGRAVE, Thierry, Org. Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona, GO. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB), 2013. pp. 249-261.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselho de classe. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM. Disponível em: <https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/103-1.pdf&gt;. Acesso em 18 de setembro de 2021.

ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural Casa Familiar Rural: a Casa Familiar Rural formação com base na Pedagogia da Alternância. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2001. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/81745>. Acesso em 12 de setembro de 2020.

FERNANDES, Bernardo Mançano, MOLINA, Mônica Castagna. Análises de experiências brasileiras e latino-americanas de educação do campo. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 140, jul.-set., 2017. pp. 539-544. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/873/87353321002.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2020.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra (prefácio), in FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em < https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/> Acesso em 10 de abril de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em < https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/> Acesso em 10 de abril de 2020.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. Disponível em < https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/> Acesso em 10 de abril de 2020.

FROSSARD, Antonio Carlos. Conhecendo a Pedagogia da Alternância. Teoria e prática na formação de estudantes do campo. Nova Friburgo, RJ, 2017.

________________________. Contextualizações e questões teóricas acerca da pedagogia da alternância. Nova Friburgo, RJ, 2017.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Disponível em: < https://docero.com.br/doc/5svv5n>. Acesso em 02 de outubro de 2020.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. In: GERRATANA, V. (Org.). Ed. Crítica. 4v. Turim: Einaudi, 1975. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4660.pdf>. Acesso em 5 de janeiro de 2020.

IFNMG. Projeto político do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em regime de alternância, Campus Almenara, 2019. Disponível em: < https://www.ifnmg.edu.br/vestibular/5-portal/almenara/1290-agropecuariaconcomitante>. Acesso em 14 de setembro de 2019.

IFNMG. Regulamento dos Cursos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFNMG, 2019. Disponível em: <https://documento.ifnmg.edu.br/action.php?kt_path_info=ktcore.actions.document.view&fDocumentId=34871&gt;. Acesso em 18 de setembro de 2021.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto.  Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.

KUENZER, Acácia Zeneida (Org) Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo, SP. Cortez. 2000.

LLAVADOR, Francisco Béltran. Política, poder e controle do currículo. In: GIMENO SACRISTÁN, J. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 38-53.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social, 2 [recurso eletrônico]- 1. ed. – São Paulo. Boitempo, 2013.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I [recurso eletrônico] – São Paulo. Boitempo, 2012.

MATTOS, Luciane Maria Serrer de; BERNARTT, Maria de Lourdes. Plano de formação no contexto da pedagogia da alternância. Revista. Ciências Humanas Frederico Westphalen, RS Vol. 19 n. 01 jan./abr. 2018. Pg. 54-76. Disponível em: < http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2531>. Acesso em 14 de novembro de 2020.

MOCELIN, Nayara Massucato. Princípios e fundamentos da pedagogia da alternância:alguns desdobramentos atuais. Dissertação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional – Área de Concentração: Desenvolvimento Regional Sustentável, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, Paraná, 2016. Disponível em:< http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1743>. Acesso em: 05 de maio de 2020.

MOLINA Mônica C., ROCHA, Maria Isabel Antunes. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Artigo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014.

MOLINA Mônica C., ROCHA, Maria Isabel Antunes. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Artigo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014. Disponível em:< https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5252>. Acesso em 22 de maio de 2020.

MOLINA, Mônica Castagna, FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Artigo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, abr. 2011, pp. 17-31. Disponível em:< https://seminarionacionallecampo2015.files.wordpress.com/2015/09/avanc3a7os-e-desafios-na-construc3a7c3a3o-da-educac3a7c3a3o-do-campo.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2020.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. SILVA Tomaz Tadeu da (Orgs) Currículo, Cultura e Sociedade. Cultura e sociedade. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma. introdução. São Paulo. Cortez, 1994. Disponível em <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/178644/mod_resource/content/1/13.%20Curriculo,%20Cultura%20e%20Sociedade.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2020.

NOSELLA, Paolo. A Formação pelo Trabalho. in: BEGNAMI, João Batista. DE BURGHGRAVE, Thierry, Org. Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona: UNEFAB, 2013. p. 95 – 103.

NOSELLA, Paolo. Educação no campo: Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/830/1/livro%20edufes%20Origens%20da%20pedagogia%20da%20alternancia%20no%20brasil.pdf>. Acesso em: 06 de maio de 2020.

PASSOS, Maria das Graças. MELO, André de Oliveira. Casa Familiar rural da França à Amazônia: uma proposta da Pedagogia da Alternância. In Evandro Ghedin (Org.) Educação do Campo. Epistemologia e práticas. São Paulo, SP. Cortez, 2012.

PRAZERES, Corrêa dos, CARMO, Maria Sueli; Souza do. Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia. Olhar de Professor, vol. 15, núm. 2, 2012, pp. 383-395. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/684/68425573012.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2020.

PILETTI, Nelson; ROSSATO, Geovanio. Educação Básica: da organização legal ao cotidiano escolar. São Paulo, Ática, 2010.

QUEIROZ, João Batista Pereira. O estado da arte da Alternância no Brasil. In: BEGNAMI, João B.; BURGHGRAVE, Thierry de (Org.). Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona, GO: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB), 2013. p. 137-165.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. Natal: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, 2007. Disponível em: <>http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2020.

RAMOS. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs) Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo, SP: Cortez, 2010. p.106 – 127.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. Nova crise do modelo agrário comercial exportador dependente e início da estruturação do modelo nacional desenvolvimentista com base na industrialização (1920-1937) In: História da Educação brasileira: a organização escolar. São Paulo, SP, Cortez, 1992. p. 86 – 110.

ROSSATO, Geovanio. PRAXEDES, Walter. Fundamentos da educação do campo: História, legislação, identidades camponesas e pedagogia. São Paulo, SP, 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Penso, 2000. Disponível em:< https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/132531452.pdf>. Acesso em 16 de outubro de 2020.

______________________. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. P. 16-35. Disponível em:< http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/10-%20Sacristan-%20Saberes%20e%20Incertezas%20sobre%20o%20Curriculo%20-%20Cap%201.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2020.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artmed,1998.

SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. movimento-revista de educação , n. 4, 9 ago. 2016. Disponível em <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575>. Acesso em 10 de agosto de 2021.

________________. O Choque teórico da politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde. v. 1, n. 1, pp. 131-152, 2003. Disponível em <http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r41.pdf>. Acesso em 21 de novembro de 2020.

________________. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. Disponível em: <>https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9714. Acesso em 16 de janeiro de 2020.

________________. Educação escolar, currículo e sociedadeo problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista e Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n. 4, p. 54-84, 2016. Disponível em:< https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575>. Acesso em 22 de outubro de 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo -3 edição. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2016.

SOUZA JÚNIOR, Hormindo Pereira. A centralidade ontológica do trabalho como essência da educação e dos conhecimentos. In: ARANHA, Antônia Vitória Soares; MENEZES NETO, Antônio Júlio de (Orgs.). Trabalho, política e formação humana: interlocuções com Marx e Gramsci. São Paulo: Xamã, 2009.

YOUNG, Michel. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. DOI: 10.1590/S0101-73302007000400002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 23 de julho de 2021.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artmed, 1998.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora