Projeto Socioprofissional

Fonte: Adaptado de CALVÓ & GIMONET, 2014 p. 54

O Projeto Socioprofissional é uma Mediação Didático- Pedagógica de inserção social e profissional. O Projeto Socioprofissional também faz parte dos vários projetos transversais “intrínsecos” e “extrínsecos à pessoa” (CALVÓ &GIMONET pp. 54-55) no sistema de Alternância.

Foto: Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara durante o tempo/espaço comunidade.

“É compreendido, do ponto de vista didático-pedagógico, como uma mediação que tem a função de sistematizar o conhecimento adquirido pelo estudante e organizar as informações oriundas do seu conhecimento produzido na vivência familiar e comunitária, além dos momentos de aprofundamento da sua realidade sócioprofissional” (BENÍSIO, 2018 p. 40)

O Projeto Socioprofissional é realizado pelos alunos sob a orientação dos professores e/ou monitores das áreas técnicas e propedêuticas. Tudo começa com uma orientação para que os alunos suscitem questões técnicas relacionadas aos principais arranjos produtivos locais e que realizem levantamento de dados nas suas próprias comunidades rurais. A questões técnicas suscitadas são previstas no Plano de Estudo e embasadas nos blocos temáticos do Plano de Formação.

Depois de realizada a pesquisa e com os dados levantados em mãos, os alunos terão condições de optar pelo objeto mais viável para o seu Projeto Socioprofissional. Escolhido e construído o projeto, os mesmos o defendem em uma banca composto pelo professor ou monitor orientador, professores convidados e demais monitores. Geralmente as defesas dos Projetos Socioprofissionais ocorrem no início do 2º ano do Ensino Médio.

Algumas instituições que adotam a Pedagogia da Alternância optam por agendar a apresentação do projeto antes do último ciclo de estudos e ainda outras optam por não tornar a execução do Projeto Socioprofisional um item obrigatório para fins de avaliação ou condição para certificação da conclusão da formação profissional do aluno.

“Seu projeto de vida profissional será um veículo didático de pesquisa-ação que busca conhecer melhor a realidade socioeconômica, cultural, política e profissional local e regional” (PPC-IFNMG, 2019 P. 56).

O Projeto Socioprofissional é bem característico da Pedagogia do Projeto e da Pedagogia do Trabalho, peculiares e muito presentes na Pedagogia da Alternância. Por ser um dos mediadores de inserção social e profissional, o Projeto Socioprofissional dá ao aluno “oportunidade de diagnosticar, planejar, de gerar trabalho e renda” (BEGNAMI, 2019 p. 125) e lhe permite “exercer uma primeira responsabilidade no mundo produtivo (…) possibilitando-lhe obter recursos iniciais que lhe proporcionem autonomia e possibilidades de contribuição solidária com a sua família” (CALVÓ E GIMONET, 2014 p. 54).

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“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).

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