Avaliações

Aluna do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara apresentando trabalho ao Monitor durante
Mediação didático pedagógica de Vistas às Famílias

O Processo Avaliativo

A Avaliação é uma mediação didático-pedagógica classificada como instrumento de avaliação.  De acordo com Estevam (2001) a avaliação a princípio objetivava avaliar, a partir do Plano de Formação, o comportamento do aluno nas variadas situações reais de vida. Portanto, não tinha objetivo avaliar o conhecimento, competência ou capacidade do aluno. A avaliação na Pedagogia da Alternância divide-se em três etapas:

“no primeiro ano avaliavam-se as atividades realizadas no seu meio de vida; no segundo ano, o senso de responsabilidade do jovem em seu meio profissional; e no terceiro ano era exigida a apresentação de um projeto escrito acompanhado posteriormente de sua execução, tendo por finalidade a melhoria da propriedade” (NOGUEIRA, 1999 apud ESTEVAM, 2011 p.46).

Para Gimonet (2007) a avaliação tem sentidos e práticas diferentes e essa característica leva muitos que buscam conceituá-la à confusão. Segundo o conceito de Gimonet (2007) sobre a noção formativa de avaliação, esta como atividade essencialmente formativa não busca medir ou classificar o aluno em relação a um índice padronizado por uma norma. 

A avaliação formativa é realizada por um terceiro (pais, professores, monitores, mestres de estágio ou tutores) que acompanha o desenrolar de uma atividade. A avaliação acontece durante sua execução ou imediatamente depois do fechamento ou encerramento da atividade. 

Comparando-se os conceitos de Avaliação para Estevam (2001) e de Avaliação Formativa para Gimonet (2007), percebeu-se que a Colocação em Comum, as Visitas às Famílias, as Visitas de Estudos, as Intervenções Externas, os Serões de Estudos e o Projeto Socioprofissional são avaliadas tendo por objetivo “perceber os aspectos positivos e os limites de um trabalho, proceder às retificações e melhorias, destacadas pistas para progressão” (GIMONET, 2007 p.60). Já as Mediações Plano de Estudo e Caderno Didático Interdisciplinar almejam um certo controle contínuo do nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos, e traduzem-se em critérios de pontuação. 

As atividades do Plano de estudo são avaliadas pelos docentes ou pelos monitores. Estes que atribuem notas referentes ao conjunto de atividades elaboradas no Plano de Estudo para o tempo/espaço COMUNIDADE (PPC/IFNMG, 2019), portanto, infere-se que são avaliações do tipo controle. 

As atividades do Caderno Didático Interdisciplinar, estas são “acompanhadas e avaliadas pelo docente da disciplina Colocação em Comum; podendo também servir de instrumento avaliativo para outras disciplinas” (PPC/IFNMG p.52). Conclui-se que esta mediação também é do tipo controle, mas o critério de avaliação adotada é precedida de ingredientes que dá a esse ato pedagógico um universo cheio de sentido: a Colocação em Comum. 

Para Souza & Mendes (2012), os instrumentos de avaliação  levam em conta todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a aprendizagem faz continuamente o uso de instrumentos didático-pedagógicos da Pedagogia da Alternância que permitem averiguar a atitude, a postura e o amadurecimento intelectual dos alunos nos diferentes momentos do cotidiano nos diferentes espaços e tempos de formação, isto é, nos momentos que passa no tempo/espaço ESCOLA e nos momentos que passa com a família no tempo/espaço COMUNIDADE.  

Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara apresentando trabalho realizado no tempo/espaço COMUNIDADE durante a mediações didático pedagógica Vistas às Famílias

As atitudes e posturas dos alunos são instrumentos de avaliação realizados no curso pesquisado. Como a Pedagogia da Alternância é uma Pedagogia dinâmica, e movimentam-se conforme as demandas advindas dos alunos e de suas comunidades, os instrumentos de avaliação adaptam-se se são dinâmicos. É apropriado cada “docente da disciplina definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado de seus discentes” (PPC/IFNMG, 2019 p.119). 

Segue modelo com apontamentos do IFNMG-Campus Almenara para avaliação dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância naquela instituição. Os apontamentos foram construídos pela equipe pedagógica daquela instituição e está dividida em cinco pontos discriminados no Quadro abaixo:

Quadro: Apontamentos da Equipe pedagógica sobre os procedimentos de Avaliação no curso

Pontos abordadosDescrição
1º pontoEspaço/tempo maior para os alunos apresentarem os avanços de forma que estes seriam avaliados no final do curso. 
2º pontoUtilização de fichas para distribuição de notas levando em consideração os espaços e tempos de formação, isto é, escola e comunidade
3º pontoUtilização das fichas individuais para autoavaliação dos alunos para serem em conselhos de classe com representante dos alunos;
4º pontoMomentos de reflexão referente aos pontos observados pelos alunos nas fichas individuais de autoavaliação com apoio de pelo menos três alunos que se destacam na turma.
5º pontoOtimização da avaliação da família em relação à postura do aluno no tempo/espaço COMUNIDADE
Fonte: IFNMG-Campus Almenara e adaptado pela autora

Existem atividades para avaliar o aluno durante seu cotidiano: atitudes práticas, comportamento e habilidades do aluno durante um tempo específico. Já a aprendizagem dos conteúdos presentes nas disciplinas, isto é, o desenvolvimento de novos conhecimentos teóricos, estas devem ser avaliadas ao mesmo tempo em que são estudadas.

Existem três funções para a Avaliação de acordo com a condução do processo avaliativo. As Avaliações, segundo a sua função, devem ser orientadas a partir das funções diagnóstica, formativa ou somativa. Para tanto, são apresentadas três técnicas ou instrumentos de Avaliação, de acordo com a função de Avaliação adotada pelo professor. A Tabela 4, abaixo descreve as Funções, objetivos e técnicas de Avaliação que são utilizadas no IFNMG-Campus Almenara e utilizaremos aqui como exemplo:

Tabela: Funções, objetivos e técnicas de Avaliação utilizadas no curso

FunçãoObjetivoTécnica ou Instrumento
Avaliação Diagnósticaidentificar e analisar as causas de repetidas incapacidades na aprendizagem.Pré-teste, teste diagnóstico, ficha de observação ou qualquer outro instrumento elaborado pelo docente. 
Avaliação FormativaTem como função informar ao professor e ao discente sobre os resultados da aprendizagem no  desenvolvimento das atividades escolares. Possibilita a localização de deficiências ou erros, assim como a correção e a recuperação deles.Observações,  exercícios,  questionários, pesquisas, dentre outros
Avaliação SomativaTem o foco em determinar o grau de domínio do discente em uma determinada área de aprendizagem com o como propósito aperfeiçoar o processo de ensino com base em classificar os discentes ao final de um período de estudos.Provas objetivas e as provas subjetivas.
Fonte: Adaptado do PPC/IFNMG, 2019 pp. 117-120.

O processo avaliativo, a metodologia e os critérios e técnicas ou estratégias de Avaliação recomendadas para serem “usados em todas as disciplinas, buscando avaliar os discentes em suas múltiplas inteligências e comportamentos” (PPC/IFNMG, 2019 p. 121). Este método de avaliação nos remete a Zabala (1998), que advoga que a concepção construtivista de aprendizagem abarca a aprendizagem dos conteúdos segundo a sua tipologia: a aprendizagem dos conteúdos factuais, dos conceitos e princípios, dos conteúdos procedimentais e dos conteúdos atitudinais. 

Para tanto, o professor deve procurar adaptar a avaliação dos alunos em suas múltiplas inteligências e comportamentos se atentando às Mediações didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância e aos aspectos pedagógicos e metodológicos do curso. Além das técnicas já mencionadas na Tabela 4 acima, recomenda-se a utilização de técnicas de avaliação complementares. E a Tabela 5, abaixo, demonstra outras técnicas ou instrumentos de Avaliação com a função de avaliar de maneira contínua as múltiplas inteligências e comportamentos do aluno.  

Tabela: Técnicas (estratégias) de Avaliação das múltiplas inteligências e comportamentos do aluno

Técnica ou estratégiaDescrição
SemináriosDiscussões e debates
Trabalho em grupoGrupo de verbalização(gv)/ Grupo de observação (go), dramatizações, música, poesias, apresentação em plenária, júri simulado e produção de texto coletiva.
Prova escrita individualTeste escrito, relatórios, estudo dirigido e produção de textos.
AutoavaliaçãoOral e escrita
Fonte: PPC/IFNMG, 2019 p. 122

É recomendável a utilização de outros instrumentos (ou estratégias) que poderão complementar as estratégias de Avaliação. A Tabela 5 – abaixo descreve os demais instrumentos (ou estratégias) que podem complementar as avaliações durante as Mediações didático-pedagógicas.  A Tabela 5 – Instrumentos (ou estratégias) que podem complementar as técnicas de Avaliação.

Critério de Avaliação por ordem classificativa
1. Responsabilidade e compromisso com as atividades;
2. Conhecimento compreendido interdisciplinar;
3. Nível de argumentação e problematização;
4. Autonomia intelectual;
5. Capacidade técnica
Fonte: PPC/IFNMG, 2019 p. 121

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