Visitas de Estudo

Imagem: Mediações para o trabalho pedagógico. Adaptado de Gimonet (2007).

As Vistas de Estudos, também conhecidas como Visitas de Intervenção são atividades realizadas em espaços de aprendizagens fora do espaço da escola e fora do espaço comunitário ou familiar do aluno. Estes espaços podem ser grandes ou pequenos empreendimentos ligados ao objeto de estudo do aluno tais como fazendas, cooperativas, ou instituições governamentais, ou instituições de representação ligadas ao setor produtivo.

Foto: Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara realizando apresentação artística no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara.

As visitas de estudos podem ser integradas aos conteúdos contextualizados do tema gerador ou aos conteúdos da formação técnica. Nestas visitas os discentes poderão confrontar os novos conhecimentos integrando a teoria às práticas e realizando a integração de saberes.

Nestes momentos, os estudantes têm contato com um mundo até então desconhecido por eles. Das observações nas visitas de estudo, surgirão outros questionamentos que lançarão luz sobre discussões edificantes na Colocação em Comum, inclusive fornecendo direcionamentos diferenciados sobre o tema de estudo tratado e outros aportes teóricos para elevar e engrandecer a estrutura do conhecimento e a construção da identidade dos alunos (GIMONET, 2007).

O objetivo das visitas de estudo é “responder às dúvidas e atender as expectativas dos mesmos. Das observações, surgirão as questões que vão sendo anotadas no Caderno da Alternância” (ESTEVAM, 2001 p. 44). As informações sobre os diferentes encontros e descobertas são registradas pelos alunos para que, ao retornarem à escola, mantenham o interesse nas mais diferentes metodologias de aprendizagens (GIMONET, 2007).

Procedimentos necessários para realização das visitas de estudo do ponto de vista de Gimonet (2007) e Estevam (2001):

Antes: Preparação dos alunos – Ativar a curiosidade dos alunos para obter o máximo de informações possível. Fazer anotações, dar pontos de vistas, fazer perguntas, intervir.

Durante: Atitude dos alunos – Mostrar interesse, respeito e atenção e levantar dados através de questionamentos e fazer anotações.

Depois: Explorar a atividade através da integração das diferentes áreas do conhecimento de modo a manter o interesse do aluno. Podem ser desenvolvidas diversas formas de aproveitamento que permitem diversas metodologias de aprendizagens nas formas escrita, oral e visual.

Forma escrita
Forma oral
Forma visual

“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).

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