Os Cadernos Didáticos, também conhecidos como Fichas Pedagógicas ou Cadernos de Ensino, indicam a estrutura pedagógica das aulas. São aportes teóricos sob a forma de texto impresso do essencial dos conteúdos teóricos do essencial dos conteúdos das disciplinas técnicas e dos conteúdos das disciplinas propedêuticas cujo resumo é definido pelos próprios alunos (GIMONET, 2007).
Foto: Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara durante aula no tempo/espaço escola.
São incorporados aos Cadernos Didáticos materiais didáticos complementares, tais como: “textos dos conteúdos factuais, conceituais da disciplina curricular, atividades, links de vídeos e textos complementares” (IFNMG, 2021).
Os Cadernos Didáticos têm como base o conhecimento científico conforme as noções teóricas previstas nos instrumentos legais, entretanto levam em consideração o conhecido e o familiar para o aluno. Isto significa que os conteúdos acadêmicos do Caderno Didático garantem e estabelecem uma relação entre conhecimento científico e saberes e experiências vividas pelos alunos.
Segundo Estevam (2001), os Cadernos Didáticos ou Fichas Pedagógicas são materiais didáticos elaborados pelos monitores/professores a partir do Plano de Estudos. Portanto, seu conteúdo interdisciplinar é estruturado a partir do Caderno da Alternância, do Caderno da Realidade e da Colocação em Comum.
São adaptações das disciplinas às realidades dos alunos. É a sequência e o aprofundamento da Colocação em Comum.
Os Cadernos Didáticos trabalham na gestão da cognição do aluno, acompanhando-o na passagem de um conhecimento a outro, do conhecimento comum ao conhecimento científico.