O Caderno da Alternância também conhecido como Caderno de Acompanhamento da Alternância é um instrumento de mediação didático-pedagógico de integração entre família, comunidade e escola.
É utilizado para registro das ocorrências do estudante durante o seu dia a dia de atividades e vivências no tempo/espaço escola e no tempo/espaço comunidade.
Por ser um instrumento que descreve as ocorrências nos dois espaços de aprendizagem, se torna um meio de comunicação entre a família, comunidade e a escola, por isso uma mediação de articulação.
O Caderno da Alternância é meio de comunicação tanto para a família como para a escola. As informações sobre a estadia do aluno na escola: suas ações, comportamento, práticas, aprendizagens, avaliações e os procedimentos técnicos realizados por ele na escola chegam ao conhecimento da família. Da mesma maneira as informações sobre a estadia do aluno no tempo/ espaço comunitário chegam ao conhecimento professores e monitores.
No Caderno da Alternância, tanto os professores/monitores quanto os pais e comunidade podem avaliar os alunos e fazer anotações sobre eles neste caderno.
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“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).