Caderno da Realidade

Imagem: Articulação entre tempos e espaços de formação. Adaptado de Gimonet (2007).

Para Gimonet (2007) o Caderno da Realidade ou caderno da vida é “peça mestra” do processo de formação em Alternância. Segundo Nosella (2012), o Caderno da Realidade acompanha o aluno em toda sua vida escolar. Para Estevam (2001), é no caderno da realidade onde se percebe a “inversão na ordem tradicional do ensino, na qual se privilegia a área de interesse do jovem para depois partir para a teoria” (ESTEVAM, 2001 p. 43). O aluno faz os registros por escrito de suas reflexões sobre a realidade a partir das atividades descritas do Plano de Estudo.

Considerando o caderno como fonte de diálogo entre’ pais e filhos, serve de direção para as suas observações, interrogações e questionamentos. Dessas anotações são gerados questionamentos visando facilitar a interlocução entre jovens, pais e pessoas próximas. Dando assim origem ao Le plan d`etude (plano de estudo) (ESTEVAM, 2001 p. 43).

Com as demais atividades inerentes, constitui o procedimento para fiel apreensão da realidade a partir dos elementos concretos na vida do estudante alternante quando da articulação entre tempos e espaços de formação. Ele é resultante das várias experiências que o estudante tem durante a sua formação. Nele, estão concentrados o acúmulo da memória da lenta construção da formação humana integral do estudante.

O Caderno da Realidade se desenvolve a partir do Plano de Estudo. O aluno segue um roteiro de trabalho e de pesquisa durante sua estadia no tempo/espaço comunidade e expressa no caderno as sua realidade; como que um diário das suas vivências, pesquisas e estudos. É para cada um dos alunos “a exploração, a descoberta do meio de vida familiar” (GIMONET, 2007 p. 38).

Foto: Aluna do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara realizando a abertura de covas para o plantio de mamão durante o tempo/espaço comunidade.

Ao retornar à escola, professores e monitores fazem a apreciação do que foi escrito e orientam os alunos quanto a sua melhoria e formatação em conjunto. O Caderno da Realidade encontra seu acabamento quando da Colocação em Comum, momento em que os alunos expressam suas opiniões e reflexões sobre as vivências técnicas de forma oral, como que narrando a realidade das dificuldades, êxitos e experiências da execução das atividades do Plano de Estudo (BENÍSIO, 2018).

No ambiente real o aluno é ajudado apreender seu ambiente vivendo e atuando nele, a entender o lugar onde vive e captar peculiaridades nunca antes observadas. E quando da Colocação em Comum ele é ajudado a confrontar pontos de vistas e comparar casos semelhantes aos seus.

O caderno da realidade encontra seu acabamento quando da colocação em comum (BENÍSIO, 2018).

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