Por onde Começar?

Foto: Reunião com representantes do GITEC e famílias das turmas 2017 e 2019 para ratificação do Plano de Formação para vigência 2019 – 2021 do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio em Regime de Alternância no IFNMG-Campus Almenara
Alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio em Regime de Alternância em aula prática de Técnicas de Compostagem

Dica: A definição do perfil profissional do discente ingresso e do discente egresso é um aspecto fundamental para se definir o modelo do Processo Seletivo, as estratégias de integração curricular e a definição de formação integral.

Ação Preliminar: A intencionalidade da Formação Integral

Justificativa – O diálogo detonador: É um diálogo informal sobre questões de interesse dos alunos. Nessa conversa você perceberá alguns professores questionando o perfil dos alunos que cursam o Ensino Médio integrado e as reais motivações destes observados pelos professores durante o diálogo.

Expansão do Diálogo: Esse diálogo pode se expandir para demais reuniões institucionais como, por exemplo, o Conselho de Classe. Nessa expansão das discussões geralmente percebe-se se o perfil dos egressos, isto é, se eles têm ou não o perfil para cursar determinado curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Objetivos – A Formalização das Discussões: Os professores engajados em levar essa discussão adiante geralmente optam por estudar ou aprofundar o assunto através de pesquisas, seja na literatura, seja na própria instituição para saber se suas hipóteses estavam corretas. No caso específico do assunto em tela, que faz parte deste guia, aborda-se como a Pedagogia da Alternância fortalece os princípios do Ensino Integrado e da Educação do Campo.

Digamos que o Diálogo Detonador teve como ‘fagulha’, por assim dizer, as seguintes questões: “Qual o interesse dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio?”; “A escola segue os princípios da Educação do Campo?”; “A escola escuta as vozes dos sujeitos de direito da Educação do Campo?” Após expandida as discussões, a Equipe de Professores opta por criar um Núcleo de Educação do Campo, que por outros núcleos de estudos semelhantes podem juntar forças para estudar a questão e buscar soluções para os problemas detectados.

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