Ação investigativa: Levantamento de dados
Hipóteses
Geralmente percebe-se discussões em torno hipóteses das reais motivações dos alunos que ingressam nos cursos técnicos: os alunos ingressaram interessados nas disciplinas técnicas ou tão somente estavam interessados nas disciplinas propedêuticas de modo a se prepararem para os exames futuros? Discutir o perfil do egressos quando se planeja estratégias de integração curricular e de formação integral é pertinente se estivermos em meio a um perfil de escolas que refletem historicamente nas suas práticas a lógica do Capital Humano.
A Pedagogia das Competências considera que a escola é o espaço de desenvolvimentos de competências individuais; um pensamento de que não existe comunidade nem existe sociedade, e sim indivíduos. Essa concepção de mundo orienta os alunos e também o modo o professor enxerga estes. Portanto é ideal que a equipe de professores que pensa estratégias de integração curricular e de formação integrada pesquisem e analisarem qual são os reais sentidos Filósófico, Epistemológico, Político e Pedagógico da escola.
A equipe de trabalho ao analisar e discutir o sentido filosófico da escola a partir da análise da missão da instituição nos documentos institucionais (PDI, PPC) e instrumentos legais. Assim a equipe está em condições de verificar e de comparar dados de modo a perceber se suas hipóteses quanto à motivação dos ingressos estariam corretas. Assim responderão a pergunta: a partir da concepção de mundo, de sociedade e de ser humano que a escola está partindo?
Daí, poderão também avaliar outras hipóteses, como as seguintes: as vozes e os anseios que emergem da comunidade de abrangência da instituição foram ouvidas e o protagonismo da comunidade foi desenvolvido antes, durante e após após a execução dos projetos de ensino pesquisa e extensão? ou estes projetos de ensino, pesquisa e extensão estavam mais voltados ao objeto de estudo do pesquisador, as vozes e os anseios da comunidade envolvida na pesquisa não foram ouvidas nem seu protagonismo foi desenvolvido antes, durante e após as ações dos projetos desenvolvidos pela escola?
Procedimento Metodológico
Ao criar um Núcleo de Estudos em Educação do Campo este teria como prioridade fazer levantamento de dados com o propósito de averiguar:
1 – até que ponto as atividades de ensino, pesquisa e extensão estiveram interligadas e voltadas às necessidades da comunidade escolar e das comunidades de abrangência da escola ao longo de determinado tempo.
2 – se as atividades de ensino contemplam nesse processo o envolvimento tanto dos sujeitos que ensinam como os sujeitos que aprendem, estabelecendo, assim relações entre os diversos saberes.
3 – se as atividades de pesquisa atendem às necessidades que emergem da articulação entre os conteúdos escolares discriminadas no currículo e anseios da comunidade rurais.
Esta pesquisa será documental. Ela pode ser realizada junto aos documentos institucionais disponibilizadas pelas coordenações de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição. Para facilitar o acesso à informação, o núcleo pode solicitar acesso às informações nos documento através dos canais de Ouvidoria.
Ao desenvolver as atividades de pesquisa nesse sentido, a equipe de trabalho interdisciplinar formada professores pesquisadores terão condições de perceber se as atividades de pesquisa possibilitaram que a escola alcançasse a comunidade e se a comunidade alcançasse a escola. Por meio da análise das atividades de extensão averiguarem se o fazer extensão significou trazer a comunidade para dentro da escola.
Desenvolvimento, análise e discussão
Para o desenvolvimento, análise e discussão dos dados o Núcleo precisa buscar na literatura o embasamento epistemológico para o desenvolvimento das suas atividades. A partir dos sentidos da Educação do Campo e da várias pedagogias viáveis para a Formação Humana Integral, considerando os dados levantados até agora juntados pelo coletivo da equipe e as experiências que estes tem. Entretanto é pertinente o grupo conhecer primeiro a diferença entre a Pedagogia da Alternância e Educação do Campo e a partir daí entender como os sujeitos do campo aprendem.
A partir do ponto de vista dos representantes dos sujeitos de direito da educação do campo é essencial para que os enfoques curriculares contextualizados e os princípios da Pedagogia da Alternância, assim como outras pedagogias, como a Pedagogia do Trabalho, a Pedagogia da Terra e a Pedagogia do Movimento; o mais ideal do ponto de vista das vozes do campo ouvidas para ser privilegiada no processo pedagógico.
Resumidamente: para que o currículo seja integrado, é fundamental que ele seja alicerçado nos princípios da Educação do Campo a fim de assegurar o respeito e a valorização dos saberes e fazeres dos povos do campo. Para tanto, as atividades de Extensão terão espaço privilegiado, uma vez que articular os saberes existentes com as necessidades dos indivíduos e da sociedade é essencial para a formação humana integral e integração curricular.
Os Institutos Federais e a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008
Utilizaremos aqui como exemplo a missão dos Institutos Federais. De acordo com o artigo 6º da Lei de criação dos Institutos Federais, Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, são finalidades e características dos Institutos Federais, especificamente nos incisos I, IV e IX: formar e qualificar cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais e promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente (BRASIL/MEC, 2008).