Grupos de Estudos e Trabalho Técnico – GETEC’s

Foto: Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara e Coordenador do GETEC’s em aula no tempo/espaço comunidade coordenando o seu grupo pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

O que é:

Os Grupos de Estudos e Trabalho Técnico (GETEC’s) é como o nome já diz, consiste em um Grupo formado pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância para realizarem estudos e trabalhos das disciplinas da área técnica. Os GETEC’s tiveram início em 2017.

Os GETEC’s são geralmente compostos por dez alunos, sendo dois os Coordenadores escolhidos pelo Grupo. Os Coordenadores do Grupo tem ligação direta com a coordenação do curso e com os professores sendo responsáveis pelo fortalecimento do Grupo. Segundo a Coordenadora do Curso, o fortalecimento do Grupo tem sido muito importante nas aulas remotas, síncronas ou assíncronas, desde o início da Pandemia de COVID-19 em 2020.

“(…) depois do momento pandêmico ele cresceu para um grupo de trabalho e estudo porque um colega tinha que ajudar o outro nesse momento de falta da internet, né. (…) Por exemplo, eles ficavam … a gente tinha as aulas síncronas, e eles eram responsáveis para que todos os colegas daquele GETEC tivessem assistindo aula.  Às vezes assistiam pelo WhatsApp; deixavam o WhatsApp ligado para o colega ouvir” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Gênese, método e objetivo:

Não existe um documento oficial do IFNMG-Campus Almenara criando o GETEC’s nem outro registro qualquer. “Não tem isso de oficial, porque o currículo está em movimento. Isso é uma quebra de paradigma” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021). O GETEC’s surgiu de uma demanda de outra Mediação Didático-Pedagógica: O Serão de Estudos e Cultura.

Nos momentos de estudos nasce a necessidade de fortalecer os vínculos de amizade entre os alunos, de eles estarem mais próximos uns dos outros e para que o colega possa ajudar o outro. Os vínculos de união poderiam ser prejudicados se os alunos ficassem cada um por si, estudando sozinhos, e deixarem os colegas estudando sem ter alguém com quem possa compartilhar e/ou sanar dúvidas. “Então, GETECs ele nasce a partir de uma própria organização didática da aula de Serão de Estudos, então tinha que ter um grupo de estudos” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância vão aprendendo naturalmente como é a dinâmica real de um grupo de estudos e pesquisas formado por pesquisadores experientes. Ao mesmo tempo, acontece uma monitoria natural. Os alunos já entendem que fazem parte de uma equipe em que todos do grupo devem saber e todos tem que colaborar. Então, todos entendem tem responsabilidades.

E aí os alunos foram entendendo como funcionava um grupo de estudo e começaram a utilizar esse grupo para que também… para eles poderem fazer os preenchimentos do caderno da alternância, para colocar o relato do tempo comunidade e do tempo escola, e também grupos de estudos para dificuldade de aprendizagem (…) No grupo de estudo a gente começou a também criar junto com eles orientações para esse grupo, e acordos que os componentes do grupo deveriam fazer entre eles” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Os GETEC’s e a Pandemia:

Devido à Pandemia de COVID-19 as aulas estão sendo remotas. Portanto, devido a necessidade de distanciamento social, a convivência entre professores, monitores e alunos ficou prejudicada. Algo deveria ser feito para o fortalecimento da aprendizagem e o compartilhamento das práticas.

Então, o GETEC’s passou a ter não só a função de fortalecer as relações de aprendizagem entre os alunos e de socializar estas aprendizagens entre eles, mas também de socializar dificuldades de aprendizagem das áreas técnicas e fortalecer as vivências técnicas sustentáveis.

Os alunos passaram socializar o que eles desenvolviam na comunidade por meio de fotos e vídeos em grupos de WhatsApp, sem haver necessidade de o professor solicitar a socialização das práticas. “Por exemplo: ‘Ah! Fiz biscoito com a mãe na parte agroindustrial. Ah! Eu vou mostrar como a gente chegou até aqui nesta pasta. Então é um processo agroindustrial’. Aí ela mostra então vai, e aí eles começam… e a gente vai levando” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Isso passou a ser compartilhado com os coordenadores dos GETEC’s. Daí os arquivos de mídia chegaram até o conhecimento dos monitores de ensino. O que os alunos iam fazendo no tempo comunidade começou a ser caracterizado como atividades do tempo/espaço comunidade.

“Então eles entenderam o seguinte: que toda atividade que é uma atividade técnica que ele tem conhecimento técnico sobre ela – seja uma criação de animais ou até uma construção – que ele vai fazer lá que tem… que tem conhecimento técnico, ele publica, ele coloca grupo” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Os monitores de ensino “ficavam incentivando os meninos para que eles pudessem aplicar o que eles fossem aprendendo, para não desmotivá-los” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021). E, por fim, as mídias chegaram ao conhecimento da Coordenação do Curso. As mídias avaliadas são consideradas para fins de avaliação, registro de carga horária e de nota; sem que necessariamente estivessem integradas a determinado Plano de Estudos. Veja abaixo algumas fotos das atividades práticas compartilhadas pelos alunos:

Foto: aluna do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância em aula prática no tempo/espaço comunidade. Atividade: sabão artesanal.

Foto: aluna do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância em aula prática no tempo/espaço comunidade. Atividade: preparo e aplicação de cauda bordalesa.

Foto: aluna do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância em aula prática no tempo/espaço comunidade. Atividade: plantando maniva, atividade em horta e cuidando de animais.

“Então os GETEC’s tem essa função de fortalecer as relações de aprendizagem entre os colegas, de socializar aprendizagem, socializar dificuldade de aprendizagem, de socializar as vivências técnicas sustentáveis. Tudo o que é que eles vão fazendo no tempo comunidade e começar a caracterizar esse tempo comunidade. Então isso o GETEC’s traz muito forte” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

“(…) agora que ele tem o nome de GETECs, né, porque ele partiu de uma necessidade dos alunos estarem mais próximos (…) Foi uma necessidade. Ele foi um movimento; ele surgiu a partir do movimento do currículo. Os nomes foram dados por mim porque são nomes didáticos” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).

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