Conselho de Classe Compartilhado

O que é:

Segundo Dalben (2010), o Conselho de Classe consiste em um órgão colegiado que faz parte da organização escolar. Tem poder deliberativo sobre as ações pedagógicas e é responsável pelo processo de avaliação do desempenho pedagógico do aluno. Entre as características que a torna diferente dos demais órgãos colegiados na organização escolar é o caráter interdisciplinar.

“É, assim, um dos espaços privilegiados na escola para favorecer a interação dos profissionais das diferentes áreas, assim como a discussão pedagógica do ensino e da aprendizagem de forma situada e integrada” (DALBEN, 2010 p. 2).

No Projeto Pedagógico do curso, o Conselho de Classe é “constituiu-se institucionalmente como espaço de “avaliação Coletiva do processo ensino-aprendizagem” e “espaço pedagógico de compartilhamento de juízos, avaliação sobre as aprendizagens dos discentes e troca de experiências docentes” (PPC/IFNMG, 2019 pp. 125-126).

É um processo de avaliação e autoavaliação de alunos, professores e do processo de ensino e aprendizagem. Como Mediação Didático-Pedagógicas, o Conselho de Classe Compartilhado do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara consiste num Conselho de Classe em que há a participação efetiva dos alunos. Ou seja, o diálogo é compartilhado com os alunos e estes tem voz e vez.

Segundo a Coordenação do Curso, o Conselho de Classe Compartilhado é realizado duas vezes ao ano e nele os alunos são avaliados de forma qualitativa. Durante o Conselho de Classe Compartilhado, o diálogo acontece de forma rica aberta, pois “o professor naquele momento sabe o que o aluno não tá entendendo, as dificuldades que o aluno tem. Ele fica mais à vontade para poder falar” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Segundo o Art. 11º do Regulamento dos Cursos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFNMG, o Conselho de Classe deverá contar com a participação obrigatória de todo o corpo docente da turma a ser avaliada pelo Conselho, do coordenador do curso, de um representante do Núcleo Pedagógico, de um representante da Assistência Estudantil, de um Assistente de Alunos e de apenas um discente representante de turma que seja líder de sala.

De acordo com § 4 do mesmo Regulamento, em caso de participação de outros professores ou representação de instâncias não previstas, a solicitação de participação deverá ser submetida à presidência do Conselho (representante do Núcleo Pedagógico ou Coordenador de Curso) para que a decisão sobre a participação seja aprovada pelos conselheiros no início da reunião.

Segundo Dalben (2010), algumas instituições escolares tem incluído a participação de alunos e também se seus pais nas reuniões de conselho de classe que são agendadas para avaliação de uma turma. Segundo a autora, isso geralmente ocorre em instituições escolares que já tem um histórico de situações concretas de práticas democráticas, “caso contrário, situações constrangedoras podem ocorrer, desestimulando o processo de participação” (DALBEN, 2010 p.3).

Gênese, método e objetivo:

O Conselho de Classe é uma instância do IFNMG, portanto sua gênese ocorreu com a própria criação dos Institutos Federais. Segundo o Art. 6º do Regulamento dos Cursos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFNMG, o Conselho de Classe “é uma instância destinada a refletir, discutir, decidir, planejar e orientar a prática educativa” (IFNMG, 2019).

Como Mediação Didático-Pedagógica, o Conselho de Classe Compartilhado no IFNMG-Campus Almenara surge nas reuniões de Conselho de Classe do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância durante o ano de 2017. Além do representante da turma, os demais alunos do curso passaram a participar das reuniões.

De acordo com a Coordenação do Curso, os alunos são divididos em grupos contendo 10 alunos. As reuniões ocorrem em formato de Assembleia. Os professores se sentam de frente para os alunos, daí os professores avaliam alunos e os alunos avaliam os professores.

Segundo a Coordenação do Curso, no formato presencial do Conselho de Classe Compartilhado ocorria diálogos intensos e longos, por isso demandava muito tempo, pois tinha os momentos de réplica e tréplica até que todos os alunos tivessem oportunidade de se manifestar.

“Aí tinha um aluno ele falava porque ele dirigia às vezes um professor em vez de no geral tinha conversa aberta, diálogo demais. Aí você não pode barrar, né. Se você está no formato de uma assembleia como é que você barra, né” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Já no formato à distância, o Conselho de Classe Compartilhado ocorre de forma virtual em uma Plataforma de reuniões por vídeo-conferência. Neste formato, de maneira ordenada os professores avaliam os alunos, e da mesma maneira estes também são avaliados pelos alunos.

A Coordenação do Curso apresenta na tela um relatório com conceitos. Professores e alunos são convidados a se manifestar pelo chat ou pelo áudio conforme são realizadas as perguntas já estruturadas e os conceitos que os avaliados receberão. Daí as respostas são preenchidas no relatório apresentado na tela. É reservado o direito dos avaliados comentarem os conceito atribuídos a eles. Os professores convocados para a reunião, mesmo que não estejam presentes, também são avaliados e posteriormente são comunicados acerca da avaliação recebida na reunião.

“No Meet foi fácil. Você fez vários conceitos, fez uma planilha, ‘Os conceitos são esses e aí vocês falam’ Aí eu ia e fazia as perguntas, e eles colocavam as respostas. E a gente colocava os resultados. Falavam do professor tal. ‘Professora […] de química? É assim, assim, assim e assim’. Tem alguma dúvida? Tem alguma coisa para falar (…). Como é o relacionamento de vocês com a professora?'” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Segundo a Coordenação do Curso, o formato não presencial de Conselho de Classe Compartilhado é melhor do que o presencial, pois a reunião é mais breve e dinâmica. Segundo ela, o objetivo da reunião foi atendido da mesma forma que o presencial, só que de forma mais rápida. “O objetivo dele é justamente avaliar. É um processo de avaliação e autoavaliação em que todos tem voz e vez” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora