Projeto de Compensação de Aprendizagem

Foto: Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara durante aula de matemática.

O que é:

O Projeto de Compensação de Aprendizagem consiste em um projeto de ensino composto por um conjunto de atividades. Este projeto é direcionado aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens. Segundo a coordenação do curso, o objetivo do Projeto de Compensação de aprendizagem é

“Criar condições para que os alunos aprendam de forma significativa conteúdos que são conteúdos básicos e conteúdos pré-requisitos para o ensino médio. Conteúdos básicos do Ensino Fundamental que são conteúdos de pré-requisitos para o ensino médio” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021).

Gênese, método e objetivo:

Após realização de diagnóstico nos primeiros três meses de implantação do curso, em 2017, foi diagnosticado que 70% dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância apresentaram sérios déficits de aprendizagem na área das linguagens, e 87% na área de matemática.

Tal situação não lhes permitiria a compreensão dos demais conteúdos, tais como Física e Química. Portanto, o objetivo do projeto é dar oportunidade de os alunos terem um tempo maior para recuperar aprendizagens que eles não conseguiram adquirir ao longo do 6º ao 9º anos e “criar condições para que os alunos aprendam, de forma significativa conteúdos que são conteúdos básicos e conteúdos pré-requisitos para o Ensino Médio” (COORDENAÇÃO DO CURSO, 2021). Em 2017, a coordenação do curso em conjunto com professores das disciplinas de matemática e língua portuguesa elaboraram o projeto de ensino “Compensação de Aprendizagens” em Matemática  e em Língua Portuguesa e as “Oficinas de Motivação Pessoal (OMP)” para atender essa nova demanda da área do ensino. (PROJETO DE ENSINO, 2017).

Diante da necessidade de execução dos projetos de compensação de aprendizagem a Matriz Curricular do curso foi alterada. Houve a retirada de química e física do 1º ano, alternando a carga horária do 2º e 3º anos, e aumentando-se as cargas horárias das disciplinas de matemática e de português no 1º ano. O projeto foi executado durante os meses de março a dezembro de 2017.

Segundo a Coordenadora do Curso, não se trata de um nivelamento de aprendizagem porque os alunos apresentam déficit de aprendizagens e consequentemente ritmos de aprendizagem diferenciados. Portanto é sensato chama-lo Projeto de Compensação de Aprendizagens, porque o aluno terá oito meses de aprendizagens de conteúdos básicos do Ensino Fundamental compensados durante o Ensino Médio, porque a aprendizagem dos conteúdos de matemática e de língua portuguesa do Ensino Fundamental são pré-requisitos para compreensão dos demais conteúdos do Ensino Médio.

Segue em anexo o arquivo completo do Projeto de Compensação de Aprendizagem em Matemática aplicado aos alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância durante o período de março a dezembro de 2017.

“Na Alternância não há aluno, mas ator socioprofissional, no sentido de que o estudante deve se tornar ativo no processo educativo” (BEGNAMI, 2018 p. 122).

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