Uma etapa preliminar necessária
De acordo com Santomé (1998), quando do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar por equipes de trabalho, há certas etapas. Dentre elas, existe a etapa de um certo mal-estar, principalmente quando os colegas perguntam sobre as formas de determinados termos técnicos. Muitos chegam a certo grau de desespero, principalmente ao ter que construir relatórios de trabalho.
Santomé (1998) ainda esclarece que, a partir de certas análises e avaliações, alguns começam detectar certas deficiências nas propostas de trabalho e ficam tentando buscar resultados rápidos e concretos. Alguns abandonam o projeto nessa fase, pois pensam que continuar na equipe seria uma perda de tempo.
Um trabalho aligeirado da equipe possivelmente resultaria na continuidade de propostas conservadoras, cuja ideia de currículo é uma grade de disciplinas bem delimitadas em áreas ou conteúdos que não dialogam com a realidade dos estudantes. Muitos projetos terminam nesse momento, mas não deveria ser o fim de um projeto interdisciplinar. Segundo Santomé (1998), isto é comum; é uma das fases de qualquer projeto interdisciplinar; já existem estudos sobre esta fase e não há motivo para entrar em desespero (SANTOMÉ, 1998 p. 76 – 78).
Vencida esta etapa, vem outras de onde se tem uma noção mais clara dos membros comprometidos com a missão da equipe. No certo momento, os membros que resolvem permanecer no projeto se surpreenderão sobre o que está acontecendo com eles e qual é o seu papel na equipe. Estes se comprometerão tão profundamente com o projeto que passarão a se interessar em conhecer melhor outras metodologias de trabalho pedagógico e outras disciplinas. Também darão opiniões importantes para o andamento dos trabalhos e colaborarão para a continuidade e fortalecimento do projeto.
Chega então a etapa que a Comissão de trabalho cria uma identidade. Embora isso possa ser um obstáculo para a integração de novos membros, é uma solução ideal para a continuidade de um projeto interdisciplinar.
Durante as discussões nas reuniões talvez resolvam ser o momento ideal para a criação de um Núcleo de Estudos e Pesquisas e investigar os blocos temáticos junto ao público alvo para o qual o projeto interdisciplinar é pensado.