Metodologia
Buscou-se a quantificação das instituições da Rede Federal que afirmam adotar ou ter adotado a Pedagogia da Alternância assim como os cursos ofertados. Foram selecionadas instituições pluricurriculares, multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), ou multiunidade (unidade sede e unidades de ensino descentralizada), que ofertam Educação Profissional e Tecnológica em articulação com os diferentes níveis e modalidades de ensino (BRASIL, 2008).
Foram incluídos na pesquisa os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais ou IFs), 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e o Colégio Pedro II. Totalizando-se, portanto, 41 instituições da Rede Federal. As ouvidorias das unidades de cada reitoria foram acionadas, no período de março a agosto de 2020, a responderem às informações necessárias através do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) (BRASIL, 2011).
Resultados e discussão
De posse dos dados levantados, foi constatado que 17 (41,46%), dentre as 41 instituições pesquisadas, adotam ou já adotaram a Pedagogia da Alternância em seus cursos. Verificou-se que todas estas são Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia espalhados nas 5 (cinco) regiões do país. Nestes, foram identificados 32 campis e 58 cursos.
Os cursos mais citados foram os cursos técnicos em Agropecuária, seguido por cursos técnicos em Agroecologia e Agricultura. Os cursos de graduação e pós-graduação e técnicos voltados para o público Indígena e relacionados à Educação do Campo se destacaram nas regiões Norte e Nordeste.
Nas demais regiões percebeu-se a tendência na oferta de cursos que adotam a Pedagogia da Alternância expandido para outras áreas que não Educação do Campo, haja vista o perfil da região onde os campis estão e o público-alvo dos cursos.
Na região Centro-oeste foram mencionados cursos voltados para a Indústria de Reciclagem, e na Região Sul, notaram-se cursos voltados para o turismo, hotelaria e indústria do vestuário. As regiões Norte e Nordeste são as que mais carecem de instituições da Rede Federal, mas são as que mais mencionaram a oferta de cursos em Regime de Alternância. A região Sudeste, é a maior em número de instituições da Rede Federal. No entanto, a região é uma das que menos mencionou a oferta de cursos com a utilização da metodologia.