Um Retrato da Pedagogia da Alternância na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Imagem: Tabela com dados da Pedagogia da Alternância na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Fonte: Ferreira e Matos, 2021 in mimeo
Região Norte

Na região Norte foram citados 25 cursos com a metodologia em 8 campis diferentes. Na região Norte, 3 (42,86%) das 7 instituições pesquisadas afirmaram ter campi que ofertam ou ofertaram a Pedagogia da Alternância em seus cursos. Ainda, dos 69 campi existentes na região Norte, 8 (11,59%) ofertam ou ofertaram cursos em regime de Alternância, colocando a região Norte como a primeira em oferta de cursos com essa metodologia no Brasil.

Região Nordeste

região Nordeste contém 7 instituições da Rede Federal. Destas, 4 das pesquisadas mencionaram que 7 campis diferentes ofertam um total de 11 cursos em Regime de Alternância. A região Nordeste tem o maior número de campi de IFs no país, como pode ser percebido na Tabela 1. São 201 campi espalhados pela região; a frente até mesmo da região Sudeste. No entanto, no quesito número de campi que ofertam cursos com a metodologia da Pedagogia da Alternância, apenas 7 (3,48%) dos 201 campi ofertam ou já ofertaram.

Região Centro Oeste

O Centro Oeste é a que conta com 5 IFs espalhados pelos 5 estados da região, sendo um para cada UF naquele estado, com exceção do estado do Goiás, que conta com 2 unidades: O Instituto Federal de Goiás e o Instituto Federal Goiano. No entanto foi apenas 1 IF do Distrito Federal que afirmou ter cursos em regime de Alternância. Outra notoriedade a ser pontuada é que o estado é o que menos oferta cursos em regime de Alternância, apenas 3 (5,17%) dos 58.

Analisando os dados, poderíamos concluir que isso poderia estar associado ao fato de a região ser a menor em quantidade de campi de IFs, apenas 66. Porém esse número está um pouco abaixo da região Norte que, apesar de conter apenas 69 campi, a mesma detém o maior número de campi com cursos em regime de Alternância no país.  

Região Sudeste

Na região Sudeste apenas 4 das 12 instituições pesquisadas afirmaram ter campi que ofertam a metodologia. Além dos Institutos Federais, foram solicitadas informações ao Colégio Pedro II,  CEFET-RJ e ao CEFET-MG, mas apenas os Institutos Federais afirmaram adotar ou ter adotado a Pedagogia da Alternância em seus campi. Dos 170 campi existentes, só 5 campi ofertam ou ofertaram a Pedagogia da Alternância. Significa dizer também que, a região Sudeste, apesar de ser a maior em número instituições da Rede Federal pesquisada, é a 2º região que menos oferta cursos em regime de Alternância dentre as demais instituições da Rede Federal pesquisadas no país, ficando atrás apenas da região centro-oeste.

Região Sul

região Sul se destaca pelo fato de quase todas as instituições afirmarem adotar a metodologia. Nesta região 5 das 6 instituições da Rede Federal pesquisadas afirmaram utilizar a Pedagogia da Alternância. Na região existem 9 campis e um Centro de Referência que ofertam um total de 14 cursos com a metodologia. Percebe-se que a região é a segunda maior em número de campi que adotam a Pedagogia da Alternância em seus cursos, ficando atrás apenas da região Norte.  No entanto, verifica-se que do total de 114 campi da região sul, apenas 10 campi ofertam a metodologia.

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