Intervenções Externas

Imagem: Mediações para o trabalho pedagógico. Adaptado de Gimonet (2007).

As Intervenções Externas são mediações didático-pedagógicas de pesquisa. São atividades de aprofundamento da pesquisa da realidade e podem dar respostas a muitos questionamentos. São colocadas para os alunos situações materiais nas quais ele terá oportunidade de, por si só, construir seu próprio saber.

Foto: Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara durante aula com a intervenção externa de um médico veterinário da cidade de Almenara. (MG)

Nestas ocasiões, em vez de ir às propriedades, escolas, empresas, cooperativas, fazendas etc, estas vêm até os estudantes alternantes; representados por colaboradores externos, que não fazem parte da equipe pedagógica. Em alguns casos, produtores rurais experientes, geralmente familiares dos alunos e demais agricultores familiares, são convidados a compartilhar experiências relacionadas com o objeto de estudo e o projeto socioprofissional dos alunos do curso. Geralmente as Intervenções Externas ocorrem em forma de visitas ou eventos, tais como: Cursos, Palestras, Mesas Redondas, Seminários, etc.

As Intervenções Externas permitem o contato do alunos com pessoas que vivenciaram ou vivenciam “experiências práticas agropecuárias/agroecológicas, sociais, artísticas, históricas, administrativas, folclóricas, éticas e morais, ligadas ao Tema Gerador/Contextual ou outras situações rotineiras ou ocasionais de interesse geral da comunidade escolar” (BRASIL/MEC, 2020 p. 20).

Por meio das intervenções de convidados externos, os alunos têm oportunidade de se comunicar com diferentes pessoas e de confrontar o saber acadêmico e o saber vivencial com experiências externas que lhes permitirão complementar e aprofundar a pesquisa da realidade, o bloco temático anual e obter respostas às necessidades teóricas e práticas das disciplinas técnicas. (BEGNAMI, 2019)

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Foto: Alunos do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Almenara durante aula de Formação Técnica em Agropecuária (FTA). A aula contou com a intervenção dos alunos formandos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio tradicional.

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