Círculo de Cultura: como fazer investigação de temas geradores para Projeto Pedagógico de Ensino Integrado

Oficina on line

Foto: Círculo de Cultura realizada em Igrejinha, distrito de Arinos/MG

inscrições abertas até o dia 9 de junho de 2022

Dia 10 de junho de 2022 das 8h00 às 12h00


O objetivo desta oficina é apresentar o Círculo de Cultura como proposta metodológica de integração dos saberes populares com os saberes escolares para elaboração do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de Temas Geradores e Blocos Temáticos, a fim de contextualizar as disciplinas escolares “à base da compreensão do real como totalidade histórica e dialética” (RAMOS, 2010 p. 116). 

Esta oficina foi organizada com base no livro Pedagogia do Oprimido, do educador e filósofo Paulo Freire, a fim de colaborar com educadores e educadoras que desejam utilizar o Círculo de Cultura como metodologia investigativa para elaboração de uma organização curricular integradora e participativa.

A oficina tem potencial para estimular mudanças na prática pedagógica dos docentes oriundos de uma formação intelectual tradicional, patrocinada por uma política neoliberal, colaborando para um processo de reflexão acerca da necessidade de considerar, na ambiência da sala de aula, os princípios políticos pedagógicos baseados na Pedagogia Racional e Dialógica que ancoram o Currículo e o Ensino Integrado nas Instituições de EPT.

Todos terão oportunidade de aprender a realizar um processo de Investigação Temática em 8 etapas. No próprio material didático haverá imagens e exemplos para que os participantes coloquem “mãos à obra”. Para a execução e êxito nos resultados da oficina, inicialmente haverá a apresentação dos participantes para conhecer a trajetória e a experiência na educação e no ensino e para divisão dos grupos de trabalho. Haverá três momentos em que os participantes realizarão atividades práticas.

Na primeira atividade prática, realizarão o Planejamento de um Círculo de Cultura com nome/ação, objetivo e público-alvo de sua preferência. No segundo momento, executarão a metodologia de início dos diálogos para codificação dos Temas Geradores. No terceiro momento, os participantes conhecerão o método freiriano de identificar “os achados” nos Círculos, isto é, os grupos de trabalho realizarão debates e reflexões dentro do contexto das descodificações dos Temas Geradores para integração do currículo por meio dos Blocos Temáticos. Por fim, haverá socialização e compartilhamento das experiências dos participantes da oficina.

Receba novas informações na sua caixa de entrada.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora